Preparação
Este é um prato de aproveitamento, do não desperdício e da necessidade de valorizar algo que já não é o mesmo produto original. São as sobras de uma refeição. Era o conduto que acompanhava a sopa.
Podem ser feitos com os variados temperos, ingredientes e sabores que se tenha disponíveis e que sejam apreciados. Nas sobras do arroz do almoço, coloca-se este numa tigela e com um garfo vai-se soltando os grãos, esfarelando.
Juntam-se a cebola, o alho, o sal, a farinha, o azeite, a pimenta e a noz moscada. Envolvem-se com jeito para não amassar. Colocar a salsa e os ovos novamente envolver e reservar.
Colocar o óleo a aquecer numa frigideira funda. Quando este ferver, com a ajuda de colheres tiram-se colheres de massa e colocam-se no óleo. Os bolos vão ao fundo no óleo, mas acabam por flutuar. Quando estiverem louros de um lado dá-se-lhes a volta para completarem a fritura.
Assim que, dourados de ambos os lados e flutuem bem, tiram-se e colocam-se a escorrer em cima de papel absorvente.
Podem acompanhar uma refeição, ser uma opção vegetariana, um aperitivo ou até uma entrada.
Aqui optou-se por fazer uma entrada para partilhar com outros, juntando um molho branco com ervas, onde cada um, a seu gosto, pode molhar o bolo. Nesta opção adicionar umas gotas de sumo de limão refrescando assim o paladar.