Rota do Arroz Carolino | Montemor-o-Velho

Rota do Arroz Carolino | Montemor-o-Velho

Pontos de Interesse

Monumento ao Homem dos Campos do Mondego
Estátua da autoria de António Nogueira, representa um agricultor que lança as sementes à terra, transportando o saco das sementes ao ombro.

Quinta da Boavista
Referenciada em 1513, como Quinta do Marujal, possuía todo um conjunto de maquinaria variada relacionada com o descasque de arroz, mas também com os trabalhos de cultivo deste
cereal.

Vista de Montemor-Vila Nova da Barca
Excelente vista panorâmica dos extensos arrozais do Baixo Mondego, tendo como pano de fundo a Vila de Montemor-o-Velho coroada pelo seu magnífico Castelo.

Miradouro de Reveles
Situado a 114 m de altitude, no adro da Igreja de Nossa Senhora do Ó, é local privilegiado para obter uma panorâmica sobre os Campos do Mondego e vislumbrar no horizonte as cidades da Figueira da Foz, Coimbra, a Serra do Boa Viagem e a Serra da Lousã.

Capela de Nossa Senhora da Saúde – Reveles
Capela de romaria, tinha feira franca a durar três dias por mercê régia, que iniciava a 26 de julho. Chegou a ser uma das mais importantes da grande área da alfândega da Figueira da Foz.

Busto e casa de Afonso Duarte – Ereira
Monumento de homenagem ao poeta Joaquim Afonso Fernandes Duarte, erguido a 2 de dezembro de 1984 e casa onde nasceu a 1 de janeiro de 1884.

Cruzeiro Quinhentista – Gatões
Erguido em 1558, estaria originalmente nos limites da freguesia. Implantados nas rotas viárias, nomeadamente em encruzilhadas, os cruzeiros além de marcos de caminho e de indicarem direções, também tinham uma função religiosa de proteção das almas de quem por ali passava.

Fábrica de Descasque de Arroz Patrão Rosete Sucrs. (Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho Crl.) – Gatões

Fundada em 1922 pela Sociedade Nunes &Nunes, Ld.ª., dedica-se desde então ao descasque e branqueamento do arroz.

Museu do Campo – Eng.º Luiz Correia de Oliveira
Inaugurado em 1992, este museu etnográfico coordenado pela Liga dos Campos do Mondego (LACAM), tem-se dedicado à recolha de objetos representativos das vivências e ofícios artesanais até aos anos 60 do século XX.

Onde comer

Onde Dormir

Garça Real Hotel & Spa
Rua Principal da Coutada nº 415, 3140-166
Meãs do Campo, Montemor-o-Velho (Portugal)
Telefone +351 239 49 51 50
E-mail: geral@garcarealhotel.pt

Hotel Abade João
R. Combatentes da Grande Guerra 15, 3140-266 Montemor-o-Velho
Telefone: +351 239 687 010
Email: hotelabadejoao@itcomercio.com

Quinta de Santo António do Cardal
Rua Dr. Contente Ribeiro, 234, Reveles, 3140-016 Montemor-o-Velho
Telefone: (00351) 239 676 291
Telemóvel: (00351) 919 228 322
Email: casadecampo@quintasacardal.pt

Marcação de visitas guiadas
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
geral@cm-montemorvelho.pt
239687300

Sugestões Temporárias

Se o percurso for efetuado no mês de março, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho promove anualmente o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio, que decorre na sede do concelho e conta com a participação de vários agentes concelhios, quer ao nível da gastronomia, quer ao nível do programa de animação.

Se a visita decorrer no mês de maio, importa percorrer, com especial atenção, os Campos do Mondego, porque estão a decorrer os trabalhos da plantação do arroz, sendo impressionante a visão dos campos alagados. Se for no mês de setembro, a paisagem muda porque estão a decorrer os trabalhos da colheita do arroz.