O FESTIVAL

Mesmo em tempo de pandemia, o sabor da tradição e a excelência dos produtos do campo e do rio têm lugar de destaque à mesa do Festival do Arroz e da Lampreia: a sua!

Em 2021, o Município de Montemor-o-Velho vai servir o emblemático festival gastronómico em casa, numa edição reinventada mas plena de sabor.

No ano em que comemora 19 edições, o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio abraça o desafio de partilhar com os visitantes do certame as iguarias gastronómicas, a oferta turística e patrimonial na comodidade das suas casas, seguindo as regras atuais do confinamento que estamos a viver.

A deliciosa viagem pelos sabores do campo e do rio está prestes a arrancar.

Em estreita articulação com a restauração local, os pratos característicos do património gastronómico concelhio vão continuar a chegar às mesas dos seus fiéis apreciadores, através do serviço de take away ou entrega ao domicílio.
O destaque na ementa dos 9 restaurantes parceiros do Festival do Arroz e da Lampreia vai para o Arroz Carolino do Baixo Mondego: o anfitrião não apenas no intemporal arroz de lampreia, mas também nos saborosos arroz de grelos, arroz de pato, arroz malandro ou no cremoso arroz doce.

 

O Festival do Arroz da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio … edição em casa é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, conta com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 – “A Million Food Stories”.

 

O programa Região de Gastronomia visa contribuir para uma melhor qualidade de vida, aumentando a conscientização sobre a importância da singularidade cultural e alimentar; estimular a criatividade e a inovação gastronómica; educar para uma melhor nutrição; melhorar os padrões sustentáveis de turismo; destacando culturas alimentares distintas; e o fortalecimento do bem-estar da comunidade.
As regiões premiadas e candidatas ingressam na Plataforma de Regiões da Gastronomia Europeias para promover benefícios a longo prazo, aumentar a visibilidade internacional e apoiar o compartilhamento de conhecimentos.

Um Festival a várias dimensões

A edição em casa do Festival do Arroz e da Lampreia não esquece a sua dimensão cultural, mostrando, uma vez mais, que há muito para ver, sentir e saborear neste território de aventuras e conquistas.
Numa altura em que não podemos sair de casa, o Município de Montemor-o-Velho deslocaliza o palco para os meios digitais e continua a promover a riqueza do território de forma virtual, com conteúdos inéditos que vão integrar as redes sociais da Autarquia – facebook, instagram, youtube – e o site dedicado ao Festival.

Esta vai ser uma viagem pelos sabores e experiências celebrada em casa. Com o gosto e a dedicação de sempre.